Juiz do trabalho destaca importância da "gestão do risco" na abertura da SIPAT Eletrobrás em Porto Velho


A Justiça do Trabalho realizou segunda-feira no escritório sede da Eletrobrás a 6ª edição deste ano do programa "JT vai à Empresa" no município de Porto Velho. A palestra com o tema "Prevenção de Acidentes do Trabalho", ministrada pelo juiz substituto Maximiliano Ferreira de Carvalho, da 4ª VT da capital, marcou a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT 2012).

Desde o início do ano foram realizadas também por meio da Secretaria Judiciária cinco outras edições do programa em cinco grupos empresariais da capital, dentre os quais a Gafisa, Fogás, Empresa de Transporte Coletivo Rio Madeira, Dydyo e Votorantim.

O programa é uma das ações de responsabilidade social do TRT da 14ª Região para conscientizar trabalhadores sobre a prevenção contra acidentes do trabalho, estatísticas que, de acordo com o juiz Maximiliano de Carvalho, coloca o Brasil entre os países com as maiores taxas de acidentes do trabalho do mundo.

Na conversa com os eletricitários, o juiz lembrou as estatísticas que apontam os esforços repetitivos e a má postura no ambiente de trabalho como causas de doenças ocupacionais, chamadas de LER/DORT, e explicou que outra forma de prevenção de acidentes do trabalho é o uso de equipamentos de proteção individual e treinamento de pessoal para utilização correta de material de limpeza.

Como incentivo à prática da "Gestão do risco", o juiz entende ser importante uma atuação conjunta da CIPA junto com o nível gerencial da empresa na chamada gestão do risco como forma de prevenir acidentes do trabalho, a partir da redução das pressões que contribuem para o aumento desses riscos.

Maximiliano de Carvalho alertou para importância da manutenção de programas de ginástica laboral como forma de prevenção às doenças causadas por esforços repetitivos e adoção de postura correta no ambiente funcional.

Segundo a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), Janaina Aldunate, as atividades terão continuidade durante toda a semana com o objetivo de promover e conscientizar dirigentes e funcionários sobre o tema "Saúde Plena".

Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14