TST recebe visita de alunos do ensino médio


Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal tiveram a oportunidade conhecer, nesta tarde de quarta-feira (14), o Tribunal Superior do Trabalho. Com o intuito de aproximar os alunos à Justiça do Trabalho, o evento faz parte das ações do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, organizado pelos magistrados trabalhistas da 10ª Região, e foi marcado pela presença dos ministros Lelio Bentes Corrêa, Delaíde Alves Miranda Arantes, Aloysio Corrêa da Veiga.


A ministra Delaíde comentou a importância dos jovens conhecerem os órgãos públicos responsáveis pela validação dos direitos trabalhistas. "Vocês são o futuro da nação, contamos com vocês para o progresso", ressaltou.


Durante a visita os estudantes assistiram a vídeo institucional sobre os direitos trabalhistas e o funcionamento dos julgamentos, mas também apresentaram, aos ministros, um poema que fala dos direitos do homem.


Para a aluna Gabriela Rocha, de 16 anos, é um privilégio conhecer a Corte. "É muito gratificante conhecer o TST porque é uma forma de acrescentar no futuro conhecendo as leis do trabalho". Natália Pereira, de 15 anos, disse que a visita é uma forma de estar presente na sociedade. "É importante conhecer o TST para participar do meio social". Já Denilson de Oliveira, 17 anos, ressaltou que "é importante conhecer o TST para saber onde decisões que melhoram nossas vidas são tomadas".


O Programa Trabalho Justiça e Cidadania foi elogiado pela professora Ana Carolina Lopes porque ajuda aproximar os alunos da responsabilidade pública sobre questões trabalhistas. "Eles estão tendo um choque de conhecimento para a formação do trabalho visando o amadurecimento e também a cidadania".


Os alunos e professores também tiveram a oportunidade visitar a Mostra "Um olhar aos 71 anos da Justiça do Trabalho", que faz parte do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, e visa fortalecer a imagem do TST e da Justiça do Trabalho pela difusão de seus registros históricos e do resgate da história dos que dela tomaram parte: ministros, juízes e servidores. A exposição está sendo realizada na sede do TST.


(Mayara Santana/RA)


Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br